expo_1Na semana passada a exposição fotográfica itinerante “Vida em Movimento” continuou seu percurso por diversas cidades brasileiras. Depois de ficar um mês no Centro Cultural Correios, na cidade do Rio de Janeiro, a exposição visita agora a cidade de Macaé. As vinte e cinco fotografias que compõem a exposição foram as finalistas selecionadas no primeiro concurso fotográfico “Vida em Movimento”, organizado pelo CEC no Brasil, visando mostrar a beleza e o valor da vida humana em todos seus estágios, desde a concepção até seu declínio natural.

Na abertura da exposição no Centro Cultural Correios, contamos com a presença de Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo auxiliar do Rio de Janeiro e responsável pelo setor vida e família na Arquidiocese e na CNBB. Também esteve presente o sr. Osvaldo de Freitas Borges, representando a UTE Norte Fluminense, patrocinadora do concurso e da exposição. Dom Antônio Augusto alentou este tipo de iniciativas, que visam mostrar a beleza da vida humana. Citando o Beato João Paulo II, alentou a sempre acompanhar a beleza da arquitetura divina com uma arquitetura humana também bela, uma cultura que valorize e acolha a vida.

???????????????????????????Os organizadores ficamos muito contentes ao encontrarmos mais de 1400 assinaturas no livros de visitas e muitos comentários positivos, de alento e elogio. Como diretor do CEC no Brasil, acho que “Vida em movimento” é um passo muito importante, no sentido de uma contribuição concreta na construção de uma cultura de vida. Muita coisa precisa ser feita nesse campo, em várias frentes, mas acho que é fundamental despertar a sensibilidade das pessoas para o valor e beleza da vida humana, que é o nosso objetivo com esta iniciativa. Esse esforço deve unir-se a outros também necessários, nas mais diversas áreas, como a filosófica, jurídica e política.

Em Macaé a exposição ficará por alguns dias na Usina Termoelétrica da UTE Norte Fluminense. Nos próximos dias haverá um fluxo grande de pessoas, inclusive do estrangeiro, para trabalhos de manutenção. Estamos muito entusiasmados com esta oportunidade, de anunciar o valor e a beleza da vida no âmbito laboral e industrial. O campo da evangelização da cultura é realmente vastíssimo e nenhuma das realidades humanas pode ser excluida. Nada do autenticamente humano deve ser alheio para nós.

Esperamos que muitas mais pessoas possam visitar a exposição. Temos recebido contatos de pessoas de outras cidades, interessadas em receber a exposição. Enquanto ela siga seu percurso por mais cidades brasileiras, a equipe do CEC já vem elaborando a proposta de um segundo concurso “Vida em movimento”, para que mais e mais pessoas possam contribuir com o seu talento fotográfico na construção de uma cultura de vida.

expo_2

© 2013 – Martín Ugarteche Fernández para el Centro de Estudios Católicos – CEC
 
 

Martín Ugarteche Fernández

Martín nació en el Perú en 1978, cursó estudios en Ingeniería Industrial entre los años 1995 y 1998. El año 1996 ingresó al Sodalicio de Vida Cristiana y desde el 2001 vive en Petrópolis, en el Estado de Río de Janeiro (Brasil), donde se graduó como licenciado en filosofía el año 2005, por la Universidad Católica de Petrópolis y luego como magíster, también en filosofía, el año 2008, por la Pontificia Universidad Católica de Río de Janeiro. Actualmente es candidato al título de doctor en filosofía por la Universidad de los Andes, en Santiago de Chile.
Desde el año 2003 desarrolla diversos proyectos de evangelización de la cultura en Brasil, tales como Histórias de Natal y Vida em Movimento. Desde el año 2007 es profesor en la Universidad Católica de Petrópolis, afiliado al Centro de Teología y Humanidades de dicha institución. Es profesor de Ética, Introducción a la Filosofía, Lógica y Teoría del Conocimiento.
Además de ser el Director Regional del CEC en Brasil, es miembro del consejo de Ética de la Universidad Católica de Petrópolis y editor asistente de la revista Synesis, del Centro de Teología y Humanidades de dicha casa de estudios.

View all posts

Add comment

Deja un comentario